Tem um tempo já que ouvimos que a internet acabaria com os Corretores de Seguros. Que quem não se adaptar verá seu negócio sendo dilapidado ao longo dos anos. Você concorda com esta afirmação? Até 2018, quando eu ainda estava um pouco longe deste mundo digital embora ainda a frente de muitos, eu me preocupava mais com isso do que agora em 2020. Não que uma estratégia digital não continue sendo fundamental para sua corretora de seguros, mas apenas a internet sozinha não o levará tão longe. Digo isso porque os mundos online e off-line-line, ao menos para Seguros, caminham juntos lado a lado. O marketing digital é bastante amplo e existem inúmeras ferramentas e mídias para alavancar seu negócio. Ocorre que toda esta operação para funcionar de forma 100% automática ainda está engatinhando. O seguro pay-per-use é o que está mais próximo disso. O mais comum hoje em dia em se falando de marketing digital, são corretoras de seguros comprando ou gerando leads para os tornarem clientes. Só que de nada adianta você ter uma “máquina de gerar leads”, se por trás desta máquina não houver uma estrutura de pessoas treinadas para converterem ao máximo estes leads em clientes e disponíveis para ligar assim que o lead chega para a corretora, pois o tempo nesses casos é determinante. Então, o papel do corretor de ligar, tirar dúvidas, captar dados adicionais e fechar a compra continua existindo assim como é na venda tradicional. Então, quer dizer que você pode ficar tranquilo e não se preocupar em aprender sobre marketing digital e tão pouco investir? Engano seu. O modo tradicional de vender seguros ainda é bastante efetivo. Porém, a maneira como os clientes continuarão a chegar em sua corretora é que está mudando. As tradicionais mídias como TV, jornais, revistas, outdoor, rádio e panfletos estão dando espaço para as mídias sociais. Então, ainda que você não tenha a pretensão de fazer uma venda 100% online, como uma estrutura pronta para isso, mesmo assim precisará se adaptar e se fazer presente nestas mídias para continuar ampliando sua base de cliente. Antes dizíamos que os filhos dos seus clientes estariam na internet, mas podemos dizer que a tecnologia abraçou a todos e hoje os seus clientes antigos já estão lá. Portanto, mesmo que seja uma estratégia simples de apenas dizer “ei, minha corretora está aqui”, investir em mídias sociais é fundamental para seu negócio tradicional. A refrigerante mais vendido do mundo não vende nada pela internet, mas ainda assim continua fazendo propaganda.
 
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SEGUROS NA INTERNET. QUANDO E COMO COMEÇAR?

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